Web Statistics
23 setembro 2012

EU SEI, MAS NÃO DEVIA

Salam aleikum wa rahmatullahi wa barakatuh

Olá a todos e a cada um de vocês....Sim!  Sei que estou sumida do bloguito....há fases em nossa vida que temos a necessidade de falar, falar e falar...há outras em que queremos ficar em nosso mundo quientinha....somente observando o curso da vida...muitas vezes nem nos colocamos como atuantes, mas como meros expectadores.... Meu caso? Talvez!

Hoje, vim somente dividir este texto tão verdadeiro e maravihoso da Marina Colassanti...me identifiquei muito com este texto.....



EU SEI, MAS NÃO DEVIA
Marina Colasanti
Eu sei que a gente se acostuma.
Mas não devia.
A gente se acostuma a morar em apartamento de fundos e a não ter outra vista que não as janelas ao redor. E porque não tem vista, logo se acostuma a não olhar para fora. E porque não olha para fora, logo se acostuma a não abrir de todo as cortinas. E porque não abre as cortinas, logo se acostuma a acender mais cedo a luz. E porque à medida que se acostuma, esquece o sol, esquece o ar, esquece a amplidão.
A gente se acostuma a acordar de manhã, sobressaltado porque está na hora.

A tomar café correndo porque está atrasado. A ler jornal no ônibus porque não pode perder o tempo da viagem. A comer sanduíches porque já é noite. A cochilar no ônibus porque está cansado. A deitar cedo e dormir pesado sem ter vivido o dia. A gente se acostuma a abrir a janela e a ler sobre a guerra. E aceitando a guerra, aceita os mortos e que haja números para os mortos. E aceitando os números, aceita não acreditar nas negociações de paz. E aceitando as negociações de paz, aceitar ler todo dia de guerra, dos números da longa duração. A gente se acostuma a esperar o dia inteiro e ouvir no telefone: hoje não posso ir. A sorrir para as pessoas sem receber um sorriso de volta. A ser ignorado quando precisava tanto ser visto. A gente se acostuma a pagar por tudo o que deseja e o que necessita. E a lutar para ganhar o dinheiro com que paga. E a ganhar menos do que precisa. E a fazer fila para pagar. E a pagar mais do que as coisas valem. E a saber que cada vez pagará mais. E a procurar mais trabalho, para ganhar mais dinheiro, para ter com o que pagar nas filas em que se cobra.

A gente se acostuma a andar na rua e ver cartazes, a abrir as revistas e ver anúncios. A ligar a televisão e assistir a comerciais. A ir ao cinema, a engolir publicidade. A ser instigado, conduzido, desnorteado, lançado na infindável catarata dos produtos.

A gente se acostuma à poluição. À luz artificial de ligeiro tremor. Ao choque que os olhos levam na luz natural. Às besteiras das músicas, às bactérias da água potável. À contaminação da água do mar. À luta. À lenta morte dos rios. E se acostuma a não ouvir passarinhos, a não colher frutas do pé, a não ter sequer uma planta.

A gente se acostuma a coisas demais, para não sofrer. Em doses pequenas, tentando não perceber, vai afastando uma dor aqui, um ressentimento ali, uma revolta acolá. Se o cinema está cheio, a gente senta na primeira fila e torce um pouco o pescoço. Se a praia está contaminada, a gente só molha os pés e sua no resto do corpo. Se o trabalho está duro, a gente se consola pensando no fim de semana. E se no fim de semana não há muito o que fazer, a gente vai dormir cedo e ainda satisfeito porque tem sono atrasado. A gente se acostuma para não se ralar na aspereza, para preservar a pele.

Se acostuma para evitar feridas, sangramentos, para esquivar-se da faca e da baioneta, para poupar o peito.

A gente se acostuma para poupar a vida.
Que aos poucos se gasta, e que, de tanto acostumar, se perde de si mesma.

(in "Eu sei, mas não devia" - Editora Rocco, Rio de Janeiro, 1996)

Então, você se identificou também?


Desejo a todos um excelente finalzinho de domingo e uma semana abençoada!

Que Deus abençoe a todos com Sua infinita Misericórdia!

Ma Salaama,
Aminah Luiza


9 comentários:

  1. Wassalam, que bom que você voltou, nunca comentei por aqui, mas sempre dava uma olhadinha no blog. Pensei q estava encerrado. Não demora tanto assim não, mulher! Beijos pra você. :)

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Obrigada pela visita, por comentar....tentarei ser mais constante nas postagens..

    Beijo super carinhoso para você. Tenha uma semana abençoada!

    ResponderExcluir
  3. Olá, acabei de publicar o seu comentário no meu blog. Desculpa a demora, mas é q o Blogger tava doidão esses dias. Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  4. Assalam Alaikum, Aminah.

    Primeiramente venho lhe agradecer, pela visita no meu blog.

    Querida, não sabe como esse texto, da Marina Colasanti, que você postou me fez refletir! Realmente, não há como não se identificar.

    Eu não conhecia esse seu blog, eu conheço apenas o "Kids on Islam", que acho uma gracinha. Portanto vou lhe seguir aqui.

    Que Allah te abençoe a cada dia mais!

    Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  5. Aleikum Assalam, que surpresa maravilhosa ter sua visita em meu blog. Você é sempre muito bem vinda! Obrigada pelo carinho.

    Fico feliz por ter gostado do texto da Marina Colassanti...esse texto é muito verdadeiro, sempre quando leio tento imaginar como fazer diferente para não se acostumar a tudo isso relatado por ela.

    Que Allah facilite tudo em sua vida!
    Abençoado domingo!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. I have been brοwsing on-line mоrе than thrеe
    hours today, but I bу nο means found any faѕcіnating article liκe yours.
    Ιt іs loѵelу price enough for me.
    In my opinion, if all site οwners аnd bloggеrs mаde excellеnt сontеnt as уоu probаbly did, the web
    ωill be a lot moге hеlpful
    than еѵег befoгe.
    Feel free to surf my page :: ilmulQuran

    ResponderExcluir
  7. Amiga venha para o meu site e conheça o CVC. Através do CVC seu blog recebar muitas visitas,todas comentadas, além de vc fazer novas amizades. Leia o regulamento e se concordar com os termos inscreva se. Tenha uma otima semana. Dado

    ResponderExcluir
  8. Querida amiga
    Vim agradecer sua carinhosa presença lá no meu cantinho.
    Eu vim também lhe oferecer dois selinhos, um de 700 seguidores e o outro com o desejo de Feliz Natal.
    http://www.mariaalicecerqueira.com/
    Abraço muito amigo
    Maria Alice

    ResponderExcluir
  9. I am really pleased to glance at this webpage posts which
    contains tons of helpful facts, thanks for providing these kinds of statistics.
    Stop by my webpage ... pizza takeout

    ResponderExcluir

Salam Aleikum! Seja bem-vindo! Sinta-se à vontade.